Porque lembrar é preciso...

Porque lembrar é preciso...
"Partire è un pó morire", dice l’adagio, ma è meglio partire che morire, aggiunge Carrara. ("Partir é morrer um pouco", diz o adágio, mas é melhor partir do que morrer, retruca Carrara.)

domingo, 10 de outubro de 2010

O vestido do caminho

O que pode ser quase tão importante para uma moça quanto um vestido de noiva? Para as jovens que moravam nas fazendas outra peça de roupa era pensada e produzida com igual carinho para o grande dia: o vestido do caminho.
O ritual do dia do casamento na zona rural, no tempo jovem de minha mãe e tias, era muito parecido com o das noivas da cidade. Exceto que as moças das fazendas precisavam fazer um longo caminho até a igreja. O transporte costumava ser cavalo, charrete, caminhão, às vezes até a pé. Na estrada, muita poeira ou barro. Não dava pra colocar o vestido de noiva em casa. Para transpor o último trecho que separava a menina-moça da mulher-casada era usado o ‘vestido do caminho’.
Eu imagino as conversas entre a noiva e as primas e amigas, enquanto capinavam as ruas de café ou mesmo no longo trecho para levar o almoço aos que tinham madrugado na lavoura. O tecido, a cor, os detalhes, botões, bordados... um pouco de ternura no meio do trabalho e da difícil lida da roça.
Minha mãe me disse que o vestido dela era cor-de-rosa com pregas, de seda. Quem costurou foi Inês Mapelli, que morava no Campestrinho. Soutien e calcinha, bordados, eram feitos em casa. Depois, a roupa foi usada para ir a algum passeio ou ocasião especial.
Tia Antonia lembrou que o dela, também cor-de-rosa, foi feito pela sua tia Henriqueta Da Ré. O destino dele foram as missas de domingo.
Seda, tafetá, véu e grinalda, flores de laranjeira (acreditem, eram de verdade, colhidas no pomar quando a estação permitia), sapato novo, alianças... delicadezas de moças, sonhos de meninas, momentos cor-de-rosa em meio às cruezas da existência. E ainda, supremo luxo, com direito a meia de seda fina.
Ao colocar o vestido do caminho, a moça sabia que sua vida estava mudando. A roupa nova era o início de outras responsabilidades, tarefas e comprometimentos. O espelho refletia pela última vez a menina, que voltaria mulher, ainda naquele mesmo dia, para a casa do marido.

O terno do noivo, mais corriqueiro, era comprado na cidade. E as alianças, símbolo do encontro dos destinos daqueles dois jovens, iam, corredor de igreja adentro, aninhadas numa rosa de papel forrada com tecido.
Simples como eles, lavradores. Bonito como os dois corações nervosos com a cerimônia de casamento. Profundo, como a terra que aravam.

6 comentários:

  1. Ah, que lindo. Que delicia de momento. O vestido do caminho com certeza era usado na lua de mel, lá na Aparecida do Norte. Imagina a emoção delas quando vestiam esse vestido! Além de ser uma roupa nova (o que era raro para elas) era por um motivo muito bonito. Elas sabiam que aquele vestido representava um fim do que tinham vivido até aquele momento e um novo que começariam a viver dali pra frente. A decisão era: colocar o vestido e mudar de vida, ou se arrepender, não colocar e continuar na mesma vida. Muito lindo. Eu não tive vestido do caminho, não tive a oportunidade de viver esse momento muito sublime mas se tivesse tido com certeza teria uma foto muito bonita pra guardar de recordação.

    ResponderExcluir
  2. Esse anonimo aí em cima kkkkkkkkkk sou eu. Errei.kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Aparecida Barbosadomingo, outubro 24, 2010

    Parabéns Delma!Belas e lindas historias!Adorei!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Que bonito! Algo no rosto desta noiva lembra a Elisa Maioqui, mas não sei o que... bjo

    ResponderExcluir
  5. Que bonito! Algo no rosto desta noiva lembra a Elisa Maioqui, mas não sei o que... bjo

    ResponderExcluir