Porque lembrar é preciso...

Porque lembrar é preciso...
"Partire è un pó morire", dice l’adagio, ma è meglio partire che morire, aggiunge Carrara. ("Partir é morrer um pouco", diz o adágio, mas é melhor partir do que morrer, retruca Carrara.)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Família Braido: “filius di Vittorio” (texto de Francisco Braido)

brasão da cidade de Vittorio Veneto

Caro leitor, se você não entendeu e estranhou o título não se preocupe. Quando se inicia um trabalho de pesquisa sobre família, muitas coisas jamais serão entendidas, e devemos somente aceitá-las. Faz parte da história de cada familiar que nunca iremos ou poderemos mudar.
Depois de ler estas linhas, creio que entenderão o título.
Desde 1994 que busco referências sobre meus ascendentes Braido e, entre encontros e desencontros, posso dizer que estou na estaca zero. Porém, entendo que estou no caminho certo, mesmo passados mais de 16 anos de busca.
Quando iniciei a pesquisa, a primeira coisa foi buscar naquela velha caixa de documentos, no guarda-roupa, os "papéis velhos". Isso mesmo, muitos se referem aos documentos como simples papéis. Lá encontrei certidões com as primeiras informações, avós e bisavós. O segundo passo foi procurar a nona, e não é que a coisa fluiu? Pelo menos com um dos ramos de minha família. Quantas saudades da vó Maria Maiochi!
Bem, voltando aos Braidos, sobre eles quase nada, apenas alguns nomes - Jácomo, Francisco e Magdalena. Algum tempo depois apareceram João, Bepe, Maria, Ana (difícil tradução no documento que descrevia uma tal de Ometa), Catarina e outro João.
Procurei meus tios para contarem o que sabiam. Fui agraciado com uma foto amarelada, lá estavam o bisavô Francesco, com o bigode do típico italiano e o chapéu, sua esposa Magdalena e um dos filhos (tio Bepe, nas palavras da minha tia) com a mulher Angela. Quem me deu esta foto já não está mais aqui, e talvez fosse a única pessoa que poderia me ajudar neste quebra-cabeça.
Não satisfeito, fui procurar mais informações na internet. Naquela época, somente alguns sites de buscas, ainda não havia o "são Google". Verifiquei que muitos Braidos eram originários da cidade de Vittorio Veneto. Pensei que o caminho estivesse correto, já que esta cidade pertence à província de Treviso. Este nome já aparecia no documento de óbito do Francisco. No da Magdalena era província de Udine.
No próximo passo fiz um simples cálculo para descobrir uma data provável de nascimento e uma carta dirigida à prefeitura daquele município. Demorou, mas a resposta chegou. Não encontraram nenhum Francesco Braido em Vittorio Veneto.
Busquei novos horizontes de pesquisa, fui até São João da Boa Vista, cidade vizinha no interior paulista. Meu avô Jácomo nasceu lá. Mais de 10 livros de registros sobre a mesa me esperando, passei a tarde na Delegacia Seccional. Encontrei alguns integrantes da família Braido, assim como de outras conhecidas, mas nada que ajudasse. Outras cidades apareceram como referência, tais como Susegana, Codognè, Godega di Sant´Urbano, Treviso, Colle Umberto e tantas outras. Escrevi, e como sempre as respostas voltaram negativas.
Bom, então parti para outra família, os Passoni. Mais surpresas. Se um determinado Carlo Passoni, ao chegar ao Brasil, virou José, e se a família De Ponte virou Nicola, porque o senhor Francesco não poderia ter trocado de nome?
Eu já tinha listas de desembarque de vários Braidos, relacionei todos. O que mais se aproximava daqueles que eu procurava era um Pacífico Braido. Não dei a devida atenção a este imigrante, seria somente mais um registro?
Conversando com minha prima Delma, tomando um café lá no Sá Rosa (é sagrado este bendito ou maldito café), sempre com papel, caneta e calculadora na mão, fui alertado. Pode ser esse quem eu há tanto tempo procuro.
Como não tinha muitos dados, pesquisei os casamentos em determinado período. Não é que encontrei o matrimônio de uma Braido, filha do Francisco? Mas seria Francisco ou Pacífico? Ainda não sei... porém havia uma referência importante. Obviamente, o sobrenome estava errado, me deparei com uma Braz e não Braido. Grafia errada, mas pequena, perto do que já encontrei por aí. O que eu procurava estava lá. Animado, investi novamente.
Não tenho uma resposta definitiva ainda sobre a cidade de origem de minha família, ou mesmo sobre minha família, mas estou chegando lá.
De Francisco para Pacífico é um pulo. Se for, posso encerrar este pequeno e "trabalhoso ofício" certo que somos fiilius di Vittorio, ou se preferirem, num tom abrasileirado, os filhos de Vittorio Veneto.
É um mérito ser filho de Vittorio? Não, o mérito é encontrar suas raízes e respeitar aqueles que saíram de sua pátria para fazer em outra nação sua vida. Construir a outra história, a nossa história!

27 comentários:

  1. Chico, desanima não... ainda vamos desvendar os mistérios dos braido, dos deponti... antonios, francescos e pacíficos que se escondem naqueles documentos antigos que a gente tá aprendendo a manusear..

    ResponderExcluir
  2. oi Chico, continue procurando que um dia voce acha viu. Espero sinceramente que sua familia seja realmente Braido (voce viu o que aconteceu com a nossa, estamos praticamente orfãos) Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá sou bisneta de Alfredo Braido nascido em 1903, chegou aqui ainda bebe, filho de Celestina De Nadai e GIUSEPPE BRAIDO, talvez você tenha documentos deles. pois vieram para o Brasil nestes navios. Boa sorte. conta angela.ap.contiliane@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Ola parente distante! Minha familia por parte de mae eh Braido, e aqui esta a informacao que temos sobre o nosso antepassado que veio da Italia:

    Giovanni Francesco Braido
    Local de Nascimento: Colle Umberto, Treviso, Italia
    Data de Nascimento: 16 de Dezembro de 1855

    Sera que essa informacao te ajuda em alguma coisa? Tambem gostaria de saber mais sobre meus antepassados, mas essa eh uma tarefa tao dificil! Se vc quiser saber os nomes dos descendentes do Sr. Giovanni Francesco Braido, por favor me escreva no email abaixo. Um abraco e boa sorte!

    Claudia P. Sechler
    claudiapiaia@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia;
      Sou Celso José Salomão. Meus antepassados vieram de Colle Umberto em 1880.Ja consegui localizar a Certidão de Casamento de meu bisavô Pietro Salomon e Catterina BET, mas não consigo a certidão de nascimento. Mandaram-me buscar nas Parrocchias de Colle Umberto e San Martino, mas até agora não conseguiram nada. Como Você conseguiu localizar esses dados.
      Email: cejosalomao@hotmail.com

      Excluir
  5. Procure A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, também conhecidos como mórmons. Contam com Centros de História da Família, com os mais vastos arquivos de genealogia e tenho certeza de que poderão auxiliá-lo em sua busca.

    ResponderExcluir
  6. Olá meu nome é Angela Contiliani, sou bisneta de Alfredo Braido que foi casado com Teresa Viana, no Parana, minha avó se chamava Maria Braido e meu avô João Bernardinelli,minha mãe Santa Bernardinelli e meu pai João de Souza...fico feliz de saber que temos parentes por todo Brasil...boa sorte na sua busca...abraço!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angela, sou Leocádio braido.filho de Izidoro Braido, que foi casado com Herminia Bortolo,meu pai é Irmão de Alfredo Braido se bisavô, resido emCatanduva-sp. Meu pai é filho de Celestina Denadai que se casou com José Braido.

      Excluir
    2. Olá, sou Jonathas Braido, e por coincidência meu pai também se chamava Leocádio Braido. Sou neto de Alfredo Braido, casado com Luiza Boiate. Meu nasceu em Olímpia - SP e depois meu avô se mudou para Maringá - PR onde foi pioneiro e aqui residimos até hoje.

      Excluir
  7. Sou neto de Giovanni Braido, filho de Pietro Braido. Ele nasceu em Refrontolo, província de Treviso. O meu tio avô Vitório Braido nasceu em Susegana, também localizado na Província de Treviso. Uma fonte bastante confiável são os assentos da Igreja Católica, principalmente a certidão de batismo. Foi por ela que descobri que meu avô nasceu em Refrontolo e se chamava Braido Giovanni. Nas certidões de nascimento e casamento existentes no Brasil constava o nome de João Braido, natural de Treviso. E como a província de Treviso tem como capital a cidade de Treviso, imagine a confusão. Sou Moacir Braido da Silva, residente em Barretos e lhe desejo sorte na sua procura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Moacir,
      Sou bisneta de Theresa Braido, filha de Pietro Braido. Estou começando as buscas da nossa familia e pelo seu relato, somos parentes e gostaria de falar com vc.
      Poderia entrar em contato comigo, por favor?
      E-mail: josysilvamattos@gmail.com
      Muito obrigada.

      Excluir
  8. Dr. Moacir, boa noite! Agradeço seu comentário no Blog. Talvez você não se lembre, mas nos conhecemos em Poços de Caldas, no casamento da Adely Zerbinatti e Raphael Kozikoski. Na ocasião, o Valério Braido também estava presente. Eu tenho um material de sua família, gentilmente fornecido por Ernna Gnann Braido. Creio que o senhor solicitou uma pesquisa. Na época, cheguei a ligar para sua sua casa e, quem me atendeu foi sua esposa. Em algum momento da história, nossa família se aproxima. Sou Francisco Braido, residente em Poços de Caldas. Minha família é de Colle Umberto, na Província de Treviso. Somos vizinhos lá e aqui. Mais uma vez, obrigado e um abraço. Quando puder, faça-nos uma visita. Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco,
      Parece que vc tem informações sobre minha família também. Pietro Braido e Carlotta.
      Será que podemos conversar? Sou de Mogi Guaçu/SP.
      Meu e-mail: josysilvamattos@gmail.com.
      Obrigada!
      Josiane

      Excluir
    2. Oi Francisco, sou Priscila Braido, neta de Jacinto Braido, que era filho de Antonio Braido,(são joão da boa vista) que por sua vez era filho de Giovani Battista Braido, de Colle Humberto na Italia, estou em busca de documentos. Encontrei a certidão de casamento italiana do Giovanni. Me escreva se puder para trocarmos informações. Tenho uma pessoa me ajudando a procurar a certidão de batismo do Giovanni. prisciladonzelli@gmail.com

      Excluir
  9. olá sou bisneta de Andrea Braido e Miquelina Gava, segundo os resgistros encontrados até agora: Chegou ao Brasil em 1 Fevereiro 1886

    Porto de Benevente - Anchieta - ES
    Origem:
    País: Itália
    Região/Estado: Vêneto
    Província/Município: Treviso

    também gostaria de ajudar no mapeamento da família Braido.

    mdaugusto@yahoo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá alguém sabe algo a respeito de Antonio Braido que foi casado com a Angela Chiodeto. Ele filho de João Batista(Baptista) Braido e Angela Pine Braido.. Na verdade encontrei certidões de casamento e óbito do Sr Antônio Braido, meu bisavô, mas ele era natural de São João da Boa Vista, o que realmente desejo é informações sobre o pai dele (João Batista ou "Baptista" Braido em cada documento aparece de uma maneira) Acredito que seja ele o italiano e gostaria de saber mais sobre, quem puder ajudar agradeço.

    Att. Guilherme

    Email:

    guilhermenike@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite....sou bisneta de João Batista Braaido e Ângela Pine Braido e meu avô era Antonio Braido....eu não abro esse email então se quiser mandar resposta pode me mandar no email : marabraido@hotmail.com..átt Mara

      Excluir
  11. Qta historia! estou feliz, eu acredito q seja Treviso, por todos os comentarios, ainda não busquei nos navios, mas to conseguindo montar um pouco da minha arvore, meu trisavo Giuseppe Braido nasceu aqui em poços de caldas, mas o pai dele Fransceco Pacifico Braido veio da Italia, ja casado com a Maddalena Braido (dotta), acredito que Giuseppe virou Jose, tenho o obito dele, em Astorga/PR, Qdo o nome chegou ao meu avo Pedro, virou Braz, hj somos Braz, mas pelas certidoes ja conseguidas somos Braidos!

    Se possivel me contate marinanbraz@hotmail.com


    ah vi esse blog q tbm pode ajudar a todos

    http://ogairtoracio.blogspot.com/2009/09/saga-da-familia-denadai.html

    ResponderExcluir
  12. Olá.

    Tenho Braido de São João da Boa Vista em meus ancestrais.
    Antônia Braido, falecida 03.08.1955, aos 88 anos, natural de Treviso (onde terá nascido mais ou menos em 1867 a contar a idade em que ela faleceu), filha de "Jácomo" Braido e Angela "Darroz". Ela foi casada em 1883 em "São Martins de Cole" com meu bisavô João Cassiano (que cujos registros italianos indicam ser Giovanni Canzian).

    Sei de pelo menos dois irmãos dela, um João Batista Braido (ou também Giovanni Battista) e José Braido (ou, Giuseppe Braido), sendo que esse último, no óbito dele de 1939, com 68 anos, indica ele ter nascido mais ou menos em 1871, e a cidade de nascimento registrada é Martino di Colli, região de Treviso.

    Uma filha da minha bisavó, Amabile "Cansian", casou-se em 1907 com um parente Domingos Braido, filho de João Batista e Angela Braido.

    O parentesco de Braido de São João com de Poços de Caldas não sei qual é.

    ResponderExcluir
  13. Giacomo Braido e Angela Daroz / Darroz / Darrosse / Da Rossi (diferentes grafias em documentos distintos). Pais de:

    1- Angela Braido (1859, f. 21 de julho de 1934 em São João da Boa Vista)

    2- Antonia Braido (28.01.1862 ou 1867, pois as idades em dois documentos diferem, f. 03 de agosto de 1955 em São João da Boa Vista), essa que foi casada com meu bisavô Cassiano.

    3- José Braido (acho que originalmente Giuseppe), 07 de outubro de 1871, falecido em Olímpia, 06 de julho de 1939, e foi casado com Celestina Nadai.

    Nos óbitos desses três irmãos que a grafia da mãe deles (Daroz), está escrita cada uma de um jeito.

    A respeito do João Baptista Braido e sua esposa Angela Pini (ou Pim ou ainda Angela Cecilia Pilli), o filho deles Domingos Braido (Treviso 1882 casou em 1907, em São João da Boa Vista com Amabile Cansian (filha dos meus bisavós João Cassiano e Antonia Braido) e que diziam ser primos. Foram lavradores em Campo Belo. A outra filha de João Baptista Braido e Angela o óbito dela consta: Maria Braido, falecida em São João da Boa Vista em 02 de agosto de 1955 (um dia antes de sua prima), aos 58 anos.

    ResponderExcluir
  14. Tenho a certidão de Casamento de João Baptista Braido, também conhecido como Giovanni Battista Braido e Angela Cecilia Pini na Itália, em Colle Humberto. Ainda pesquiso sua certidão de casamento. Hoje recebi um email de uma diocese falando sobre o registro de nascimento de BRAIDO GIO:BATTA figlio di Francesco e di SARTORI Angela nato il 11/08/1839....mas não acredito que seja o meu bisavô, pois pelas contas ele teria nascido em 1846 ou 1847. Achar os Braido tá osso !

    ResponderExcluir
  15. Que bom! Pois é eu não tive ainda sucesso em conseguir informações de Andrea Braido nos arquivos de Vêneto.

    ResponderExcluir
  16. Olá eu sou tataraneto do Vittorio
    Sou a 4 geração dos Braidos na cidade de Mamborê PR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, nao resido no Brasil faz muitos anos, procuro informacoes de Meu Avo Jose,Antonio Braido ,chegou ao Brasil aos 12 anos se formou em engenheiro

      Excluir
  17. Sou neta de Alfredo Giovanni Braido, nascido em Colle Umberto filha de Durval Braido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem informações de registros deles Vêneto? Sou bisneta de Andrea Braido, a geração que foi para ES.

      Excluir