Porque lembrar é preciso...

Porque lembrar é preciso...
"Partire è un pó morire", dice l’adagio, ma è meglio partire che morire, aggiunge Carrara. ("Partir é morrer um pouco", diz o adágio, mas é melhor partir do que morrer, retruca Carrara.)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Dia especial




O dia amanheceu agitado na casa dos Maiochi na fazenda Água Limpa. Luigi e Angela iam fazer compras na cidade. Os filhos sabiam que isso significava que além da possibilidade de uma roupa nova ainda se podia tirar fotografia. Sim, é isso mesmo... as Casas Pernambucanas, que naquele tempo ainda ficava na Assis quase esquina da Francisco Salles, tinha essa promoção: por um certo valor comprado ganhava-se uma foto (posada, daquelas de estúdio, bem bacanas). A tia Antonia me contou que se o nono fizesse uma compra maior eles ganhavam até três fotos. Era ou não era um dia especial? Visitar a cidade, ir nas Pernambucanas, tirar fotografia e, quem sabe, comer alguma coisa diferente... muita sorte num dia só. Quanta alegria em acontecimentos tão singelos...
E naquele dia de 1940, as contempladas com o brinde fotográfico foram as irmãs Antonia (15 anos), Maria (24 anos) e Palmira (17 anos). O resultado foi uma linda imagem das moças da fazenda de corações alvoroçados. Hoje, 60 anos depois daquela tarde especial, é o meu coração que se enternece ao olhar a foto e perceber que a felicidade pode morar em episódios tão modestos.

3 comentários:

  1. Fico imaginando a expectativa, os preparativos, as conversas, as risadas..... Precisamos de muito pouco pra sermos felizes. A praticidade, a evolução, a nossa pressa, consumiu essa simplicidade de viver. Consumiu a expectativa de sermos felizes de verdade de vivermos os momentos com mais intensidade de gerarmos expectativa no pouco porque sempre esperamos muito. Elas davam boas risadas, disso eu tenho certeza. E quando riam, riam de verdade e com vontade. Tias, queira muito que vcs estivessem todas aqui, pra rirmos de verdade e com vontade juntas. Bjos

    ResponderExcluir
  2. E põe dia especial nisto, elas tinham tão pouco que quando surgia algo assim elas curtiam muito.E fala verdade que elegância, que boniteza eu amo esta minha familia.

    ResponderExcluir
  3. essa foto é uma das minhas preferidas.....

    ResponderExcluir