Porque lembrar é preciso...

Porque lembrar é preciso...
"Partire è un pó morire", dice l’adagio, ma è meglio partire che morire, aggiunge Carrara. ("Partir é morrer um pouco", diz o adágio, mas é melhor partir do que morrer, retruca Carrara.)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Luigi e Angela



Os dois vieram da Itália. Ele chegou ao Brasil com menos de dois anos. Ela tinha três. Ele nasceu em Calvatone, província de Cremona, em 1894. Seus pais Amilcare e Annita atravessaram o oceano no navio Alacritá e aportaram em Santos em 1896. Ela nasceu em Sacile, província de Pordenone, em 1891. Seu pais Luigi e Santa trouxeram a família no navio Washington e desembarcaram em 1897.
Ainda crianças, os dois foram levados para a fazenda Aleixo, zona rural de Poços de Caldas, onde as famílias se estabeleceram como lavradores.
Cresceram em meio aos outros tantos italianos, ouvindo os dialetos e a linguagem mineira, numa mistura de palavras e sentidos. Até que um dia Mário Luigi Maiocchi resolveu que ia se casar com Angela Da Re, pois afinal estava na hora de constituir família, e ela era tão bonita...! Era 1915. Deixaram plantados por aqui, além dos incontáveis pés de café, 11 filhos (seis meninos e cinco meninas). Suas histórias são simples como as dos casais de antigamente: a união seria para o sempre da vida. Tudo o que prometeram ao sacerdote no dia do casamento foi cumprido à risca - fiéis na alegria e na tristeza, na saúde e na doença (fedele sempre, nella gioia e nel dolore, nella salute e nella malattia).

E assim aconteceu.

4 comentários:

  1. É impressionante como a minha influência faz as pessoas criarem blogs. Estou tornando uma liderança. Só no jornal este já é o 5º, e olha que estou na blogosfera desde 2000...tempo pra c***lho !
    Mas, adorei o blog e tem muito sobre história também. Seria interessante estudar a família Balbino, né?
    bjooo

    ResponderExcluir
  2. Jéssica, minha amiga-do-ônibus, fico contente que ao menos a influência é boa. Sinta-se em casa aqui junto com meus nonos e nonas... vamos ver o que podemos fazer sobre os Balbinos...hehehe
    Agradeço a visita e o estímulo. beijo

    ResponderExcluir
  3. estes avós foram muito especiais, pela luta que tiveram, pelos sofrimentos que passaram, e pelo exemplo que deixaram.

    ResponderExcluir
  4. Oi me chamo Thiago cancian e estou explorando a história nesse blog, sei que meu bisavô chegou ao Brasil em 26/11/1897 no vapor Washington, chamava se Luigi cancian filho de Domenico Giacomo Cancian e Caterina Dal Cin Cancian, vieram da cidade de Sacile província de pordenone, hj sou um bisneto com muito orgulho de ser descendente de italianos e pretendo uk dia conhecer essa pátria de onde vieram nossos antepassados.

    ResponderExcluir